Saveiro da Bahia
×
Saveiro da Bahia
Saveiro da Bahia
R$ 255,00 FRETE GRÁTIS!
As vendas desta loja estão temporariamente desativadas.
O Saveiro da Bahia é um barco típico do recôncavo baiano!
Cantado muitas vezes em versos e prosas pelos poetas baianos, essa linda embarcação reinou de maneira inconteste do início do século XX lá pelos anos de 1900 até meados da década de 1940!
Muito embora tenha sido utilizado por muitos anos antes, recebendo influência dos índios e negros no transcorrer, estando sempre em uma constante mutação a exemplo do próprio povo que o adotou, o povo brasileiro!
Era pau para toda obra! Tanto no transporte de mercadorias promovendo o abastecimento das cidades, também fazendo o papel de unificador dos povos daquela área fazendo com que se comunicassem por seu intermédio! Essa embarcação ia aos mais isoladas cidades ribeirinhas onde nenhum outro tipo de transporte conseguia ir!
Mas também se prestavam a pesca! Tanto que, além do modelo aqui reproduzido, o Saveiro rabo de peixe, existiram muitos outros tipos! Uns para a navegação em águas rasas e protegidas, como também para navegação em mar aberto! Um outro tipo é o saveiro de popa cortada! Eram barcos de extrema capacidade de navegação, robustos e extremamente confiáveis! Segundo estudos, muito provavelmente tenha sido desenvolvidos por artesãos hindus trazidos pelo portugueses para o Brasil, haja vista esses serem mais aceitos pelos gentios! Seu declínio começou com o advento das estradas de rodagem! O caminhão tomou seu lugar nos dias atuais!

O nosso modelo está na escala de 1/30 devendo ficar com um comprimento depois de concluída a sua construção com 42 cm aproximadamente. O kit é acompanhado de todas as madeiras e peças cortadas a laser necessárias à sua construção!
De fácil montagem, é indicado para quem está querendo começar a prática do modelismo naval!
O manual que o acompanha ensina todo o processo de montagem passo a passo! A exemplo dos outros kits, as velas já vão prontas para serem colocadas! Você não vai precisará costurar nada!
Dê uma olhadinha no manual. Basta acessar a página:
http://www.artimanha.com.br/Demos/Saveiro/Saveiro_01.pdf