CARAVELA PORTUGUESA REDONDA
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CARAVELA PORTUGUESA REDONDA
CARAVELA PORTUGUESA REDONDA
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Não existe qualquer indicação minimamente segura quanto à cronologia dos diversos tipos de caravelas, depois de estabelecida a primazia da latina de dois mastros nas navegações atlânticas da segunda metade de Quatrocentos. Pimentel Barata avançou a hipótese de que a caravela latina de três mastros ter aparecido já pelos finais do século XV, embora apenas se documente no primeiro quarto do século seguinte. Teria já dois pavimentos à popa, tolda e chapitéu aberto à ré, e uma mareagem de grades à proa. Para a tonelagem avençou os 100 tonéis, o que parece ser perfeitamente razoável, dado o comprimento de quilha requerido para a implantação de três mastros. A caravela redonda ou de armada ter-lhe-ia sucedido pelo segundo quarto do século, tomando paulatinamente o lugar da forma anterior (Pimentel Barata, op. cit., pp. 30-31). Julgamos porém ser muito plausível que a caravela redonda tenha aparecido bem mais cedo, muito provavelmente com a viagem de Pedro Álvares Cabral.
A armada de Cabral tinha três ou quatro navios do tipo da caravela. Poderiam ter sido redondas, por duas ordens de razões: a caravela latina de dois mastros provara as suas fragilidades como navio transoceânico; e a rota já era conhecida, com a consequente possibilidade de aproveitamento de ventos constantes pela popa.
As caravelas de Cabral podem bem ter sido caravelas de três mastros, mas com pano redondo no traquete, como se usava ocasionalmente na navegação mediterrânica e faz todo o sentido que tenha sido decidido desde o início nesta circunstância.
Kit de montagem

O kit é composto com todos os elementos necessários a construção da caravela redonda. Na escala de 1/50 o casco deverá ficar com 54 cm de comprimento sem levar em consideração o mastro gurupés na proa e o jugo de menzena a ré. As peças em madeiras e materiais similares são cortados a laser. Alguns acessórios são feitos a partir de liga metálica tendo como base o estanho seguindo o padrão da empresa norte-americana a BlueJackter, outros são de madeira cortados a laser; madeiras diversas como ripas de balsa para cobertura do casco, ripas de cedro, barrotes de diversas bitolas, madeiras para mastros e vergas, linhas e velas prontas para sua aplicação.
Um outro fato a ser destacado é que o manual que vai gravado em cd juntamente com 8 monografias sobre modelismo, poderá ser baixado diretamente do site se assim o desejar.
Além disso tudo, caso venha a ter alguma dúvida, ou problema técnico, esse poderá ser solicitado gratuitamente a quem imaginou e desenvolveu o modelo, quer por e-mail, como também pelo Skype e agora Facebook.
Esse diferencial você não encontra em nenhum outro lugar, apenas na Artimanha Modelismo.
Mais detalhes? Veja o manual de montagem no meu site:
http://www.artimanha.com.br/Demos/CvPort_Oceanica/Manual_cv_port_Oceanica/Cv_Port_Oceanica_montagem.htm